A Organização Não Governamental (ONG) Rio Paraná, com sede em Três Lagoas, MS, lança, às vésperas das eleições municipais, um ranking que avalia os indicadores ambientais de todos os 44 municípios que margeiam o Rio Paraná, www.marpscore.org . O levantamento considera índices como desmatamento, coleta de lixo e saneamento básico para determinar quais cidades se destacam — positiva ou negativamente — nos três estados brasileiros: São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná.

Segundo a presidente da organização, Biatriz Maeda, a iniciativa busca acompanhar de maneira contínua as políticas ambientais implementadas nos municípios. "Tudo o que acontece nas cidades acaba desaguando nos lagos e rios. O Rio Paraná é um bio indicador da saúde ambiental das regiões por onde passa. Assoreamento, seca, agrotóxicos, contaminação — tudo isso pode ser identificado ao analisar as águas, que muitas vezes são vistas apenas sob a perspectiva econômica", afirma.
Biatriz também destaca a preocupação com a falta de transparência e a transferência de responsabilidade das políticas ambientais para os municípios nos últimos anos, o que, segundo ela, tende a agravar os indicadores. "Os municípios carecem de iniciativas básicas. E isso em uma das regiões mais desenvolvidas do país! As políticas são de curto prazo, e não há sequer uma mensuração clara das metas, como o atraso no envio de informações sobre o marco do saneamento, por exemplo."
A metodologia de análise utiliza dados públicos, como os do IBGE, entre outras fontes confiáveis, para avaliar a performance de cada município. Na próxima fase, o projeto buscará acompanhar mais de perto os prefeitos eleitos e suas promessas e iniciativas ambientais.
Todo o projeto foi desenvolvido pela ONG sem apoio de empresas, partidos políticos ou outras organizações, contando apenas com doações individuais e trabalho voluntário. A intenção é que o ranking sirva como uma ferramenta para pressionar gestores públicos a adotarem políticas ambientais mais sustentáveis e efetivas.
Ranking:
Para desenvolver o ranking foram analisados dados públicos e auditáveis, são total de 10 indicadores que levam em consideração período do tempo e parâmetros comparáveis. As fontes incluem IBGE, Mapbiomas, SNIS, entre outros

Sobre o Rio Paraná:
O rio Paraná é o segundo maior curso d'água da América do Sul, com 4.880 km de extensão, atravessando Brasil, Paraguai e Argentina. Nasce da confluência dos rios Paranaíba e Grande, e percorre os estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná, formando parte da divisa natural do Brasil com os países vizinhos. Suas águas desempenham um papel crucial no abastecimento urbano e geração de energia elétrica em hidrelétricas como a de Itaipu. A bacia do Paraná é uma das regiões mais populosas e economicamente dinâmicas do Brasil, concentrando atividades industriais e agropecuárias significativas.
Sobre a Ong:
Fundada em 2020, durante uma das maiores secas históricas do Rio Paraná, ao longo dos últimos anos, nós da ONG Rio Paraná tem desenvolvido diversas atividades e projetos significativos voltados para a preservação ambiental, educação e conscientização da comunidade. Durante esse período, aderiu a Rede de ONGs da Mata Atlântica (RMA), fortalecendo nossa atuação e ampliando o alcance de nossas iniciativas.
Comments