top of page

O Rio Paraná e sua grande importância para Brasilândia-MS

O Rio Paraná é muito conhecido por suas belezas naturais. Ele percorre os estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo, com uma bacia hidrográfica de aproximadamente 2.583.000 km². É o oitavo maior rio do mundo, com 4.880 km de extensão, e o maior da América do Sul depois do Rio Amazonas.


Mas antes, vamos conhecer um pouco sobre a cidade.


Brasilândia-MS fica localizada no interior do Mato Grosso do Sul. É uma cidade pequena, com cerca de 11.826 habitantes, que carrega 60 anos de história. No passado, a região era formada por matas e cerrados e era habitada por povos indígenas da etnia Ofaié, chamados de Xavantes pelos colonizadores.


Vista aérea de Brasilândia. (PMB, Divulgação) Site: MidiaMax
Vista aérea de Brasilândia. (PMB, Divulgação) Site: MidiaMax

O Rio Paraná não passa diretamente pela cidade, mas está na divisa e

Ponte Estaiada, divisa entre Brasilândia-MS e Paulicéia-SP
Ponte Estaiada, divisa entre Brasilândia-MS e Paulicéia-SP

ntre os estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo. É nele que se encontra a Ponte Estaiada, principal ligação entre os municípios de Brasilândia-MS e Paulicéia-SP.


A importância do Rio Paraná para Brasilândia-MS

O Rio Paraná é muito rico em biodiversidade, com uma fauna e flora amplas e diversas.Além disso, ele é essencial para o abastecimento de água doméstico, industrial e agrícola.Anos atrás, o rio era muito utilizado para o transporte de cargas e pessoas, mas hoje é mais procurado para atividades de lazer e pesca.

O Rio Paraná também abastece as usinas hidrelétricas, responsáveis por gerar energia para Brasilândia e várias outras regiões.

Em Brasilândia, existe uma reserva ambiental chamada Cisalpina, também conhecida como Pantanal do Leste, que abriga uma grande diversidade de espécies de animais e plantas.


Desafios a enfrentar no Rio Paraná em Brasilândia

  1. Tratamento de esgoto: atualmente, Brasilândia possui apenas 50,6% de tratamento de esgoto. Pode parecer um número alto, mas ainda é insuficiente. Caso essa porcentagem diminua, torna-se perigoso para a população, pois o esgoto sem tratamento adequado pode causar diversas doenças.

  2. Secas do Rio Paraná: as secas reduzem o nível dos reservatórios das hidrelétricas, afetando a geração de energia e forçando o uso de termelétricas, que são mais caras e poluentes.

  3. Incêndios florestais: o período de estiagem favorece queimadas que destroem a vegetação, matam animais e degradam o meio ambiente.

  4. Destruição das matas ciliares: essas matas são essenciais para o Rio Paraná, pois previnem a erosão do solo e o assoreamento, garantindo o fluxo natural das águas.


    (Rio Paraná durante um período de grande seca em 2021 Foto: AFP/Via BBC
    (Rio Paraná durante um período de grande seca em 2021 Foto: AFP/Via BBC

Como podemos cuidar melhor desse rio tão importante?

  • Compartilhar com os adultos o que está acontecendo.

  • Conversar com amigos e professores sobre o tema.

  • Criar projetos de preservação do rio e das matas ciliares.

  • Preservar o meio ambiente: não jogar lixo perto do rio ou em qualquer outro lugar, não jogar bitucas de cigarro e evitar qualquer ação que possa causar incêndios florestais.

Essas são algumas atitudes simples, mas que fazem grande diferença para proteger o Rio Paraná.


O Rio Paraná é um rio muito lindo e cheio de vida, com uma biodiversidade rica e encantadora.Se queremos vê-lo sempre tão belo, precisamos cuidar dele. Assim, garantiremos que continue saudável e cheio de vida para as próximas gerações.


Comentários


bottom of page