top of page

Apoena mobiliza e chama atenção para a Prevenção de Incêndios recorrentes no Oeste Paulista

Nos últimos anos, a região do Oeste Paulista tem enfrentado incêndios florestais recorrentes, causando sérios danos à biodiversidade e ao meio ambiente. Em resposta a essa crescente ameaça, a Associação em Defesa do Rio Paraná, Afluentes e Mata Ciliar (Apoena) tem se destacado na liderança de ações de combate e prevenção de incêndios na região.


(jun 24) Incêndio de 10 dias na foz do Rio do Peixe destrói 900 hectares de biodiversidade no Oeste Paulista

Ameaça à recuperação da fauna e flora locais


Desde o início de junho, um incêndio de grandes proporções consume extensas áreas de várzeas na foz do Rio do Peixe, afetando gravemente a flora e fauna locais. Espécies ameaçadas de extinção, como a anta, a jaguatirica, o tamanduá-bandeira e o cervo-do-pantanal, sofreram os impactos do fogo. Além disso, o incêndio causou danos indiretos ao Parque Estadual do Rio do Peixe, que é crucial para a preservação de diversas espécies de aves e animais.


Após 24 anos, novo ninho de tuiuiús é registrado na foz do Rio do Peixe, em Caiuá

Apoena, em parceria com o Corpo de Bombeiros, prefeituras municipais, fazendas vizinhas e a Polícia Militar, tem se esforçado para controlar os focos de incêndio. Equipamentos como tratores para abertura de aceiros e o Helicóptero Águia da Polícia Militar foram mobilizados para conter as chamas. Mesmo assim, os incêndios persistem, intensificados pelo tempo seco e ventos fortes.




Djalma Weffort, presidente da Apoena e representante ambientalista no Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), destaca a necessidade urgente de ações preventivas. O ativista tem solicitado para que o tema entre na pauta o Consema, e com isso, apoio para a implementação de um plano de combate e prevenção de incêndios mais eficaz, envolvendo diversos atores como a Cesp/Auren, Ibama, órgãos de fiscalização, usinas de álcool e prefeituras locais.


A proposta inclui a criação de uma brigada de incêndio equipada com tecnologia de ponta e a realização de treinamentos constantes para os envolvidos. Além disso, é essencial aumentar a conscientização da população sobre a importância da prevenção de incêndios e a preservação da biodiversidade.


Esses esforços são fundamentais para enfrentar os desafios das mudanças climáticas e proteger o patrimônio natural do Pantaninho Paulista. A dedicação de Apoena e de seus parceiros reforça a importância de um trabalho conjunto e contínuo para garantir um futuro mais seguro e sustentável para a região.

16 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page