UM POUCO SOBRE A GENTE

​"Perto de muita água, tudo é feliz", Guimarães Rosa

Para quem vive perto dele, o Rio Paraná é só rio ou Paranazão. Neste sentido, o "só" não é restritivo, mas superlativo. Não há nada mais imponente, grandioso e poderoso do que a força das suas águas que cortam centenas de quilômetros de paisagens, em sua maioria planas, mas abundantes em vida. 

 

Por muito tempo nosso rio foi visto apenas como fonte de sustento, de longos banhos no final de semana e também como motor econômico e energético, mas não acreditamos que o Rio Paraná seja apenas isso. 

 

A nossa organização nasce da inquietação de ver o Paraná sendo espoliado, degradado e perdendo a vida nas suas águas e no entorno. A ong surge em 2020, no ano da maior seca já registrada nas últimas décadas, e também das maiores queimadas registradas no Brasil. Cidades soterradas e quedas submersas começaram a emergir, junto com a nossa esperança. 

 

Somos estudantes, aposentados, ribeirinhos, filhos de pescadores, biólogos, jornalistas, advogados, fotógrafos e o que nos une é a paixão e o sonho de cuidar do nosso Paranazão.

IMG_9298_edited_edited.jpg